Nota: 9

Gênero: Comédia, Fantasia
Nacionalidade: Reino Unido, Alemanha
Ano de produção: 2013
Estreia no Brasil: 03 de julho de 2014
Duração: 99 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, Hugo Guinness
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Edward Norton, Harvey Keitel, Jeff Goldblum, Jude Law, Bill Murray, Owen Wilson, Saoirse Ronan, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Tom Wilkinson, Jason Schwartzman
Wes Anderson é um dos grandes gênios do cinema atualmente. Apesar de toda sua qualidade, comprovada em longas como Os Excêntricos Tenenbaums e Moonrise Kingdom, o diretor, roteirista e produtor sempre é mais lembrado pelo visual de seus filmes do que pela história dos mesmos. A verdade, porém, é que Anderson tem sim capacidade para criar cenários fantásticos em conjunto com histórias muito boas. O Grande Hotel Budapeste, "apenas" vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme - Comédia ou Musical e líder de indicações ao Oscar, esta aí para comprovar isso.
O Grande Hotel Budapeste é divertido, belo, emocionante e agrada os mais diversos públicos. Wes Anderson, finalmente, esta obtendo reconhecimento por um de seus grandes trabalhos, já considerado por muitos o melhor da carreira do cineasta. Obrigatório para qualquer grande fã de cinema.

A história pode parecer confusa na primeira vez que é explicada, mas funciona muito bem. Uma garota lamenta a morte de um grande escritor, enquanto segura o mais famoso livro dele, "O Grande Hotel Budapeste". Assim, a trama volta um pouco no tempo, onde o autor (Tom Wilkinson) decide contar sobre o período que ficou no Hotel Budapeste, quando conheceu o dono do local (F. Murray Abraham), que resolve contar sobre como conheceu o antigo responsável pela estalagem (Ralph Fiennes).
Sim, se trata de uma história, dentro de outra história, dentro de outra história, que fica dentro de mais uma história. Embora o espectador possa sentir medo de se perder no meio da trama, a introdução do filme possui um ritmo excelente e consegue explicar muito bem o necessário para entender o roteiro.
Embora seja classificado como uma comédia, é difícil definir exatamente em que gênero O Grande Hotel Budapeste se encaixa. O filme possui um humor satírico e refinado, mas também tem momentos de ação e perseguição interessantes e muito bem encaixados na proposta da obra. Seja qual for o estilo do longa, o que se pode ter certeza é que ele é garantia de diversão.
Wes Anderson, como já falado, é extremamente conhecido pelo visual de suas produções. Aqui, a parte técnica mais uma vez é destaque em um filme que é único em relação a sua estética. Figurinos, cenários, fotografia, direção de arte... A forma como as cenas foram filmadas são marcantes e não será surpresa alguma se a obra dominar as categorias técnicas das grandes premiações.
O elenco é fantástico e, inclusive. possui muitos atores que já trabalharam com Wes Anderson. Edward Norton, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law, Saoirse Ronan, Harvey Keitel, Bill Murray, entre outros grandes nomes. Alguns, como Tilda Swinton, estão quase irreconhecíveis. Todos tem papéis únicos e muito bem explorados. Os destaques ficam para os protagonistas Ralph Fiennes, em uma das melhores atuações de sua carreira, e Tony Revolori, que, logo em seu primeiro filme, mostra todo o talento que possui.

Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário