Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Filmes baseados em obras de Stephen King

     Stephen King, provavelmente, é o escritor mais adaptado da história. Entre filmes e séries, o autor chega facilmente a pelo menos 50 produções baseadas em suas obras. O americano é um dos mais notáveis de sua profissão quando se trata de terror e ficção (embora também escreva alguns dramas), tendo mais de 350 milhões de cópias vendidas e publicações em mais de 40 países. Apesar do sucesso, Stephen King passou por muitas dificuldades, tendo que virar professor e demorando anos para conseguir algum reconhecimento. A fama veio, principalmente, em razão dos filmes adaptados de seus livros. Entre obras-primas, sucessos e fracassos, aqui esta uma lista com 20 importantes produções baseadas nas obras de King, confira:



Carrie, A Estranha - 1976


     A primeira produção adaptada de Stephen King, Carrie, A Estranha é um clássico do terror e considerado um dos melhores filmes do gênero. Baseada no romance homônimo lançado em 1974 (o primeiro do escritor), a obra de Brian De Palma ficou marcada pela grande quantida de sangue durante as cenas, algo chocante para a época, e pela exploração da sexualidade entre os adolescentes, um dos primeiros longas a abordar de forma clara esse tema. O filme recebeu duas importantes indicações ao Oscar: Melhor Atriz para Sissy Spacek e Melhor Atriz Coadjuvante para Piper Laurie. Carrie, A Estranha esta presente no Top 100 de várias listas sobre melhores filmes de todos os tempos até hoje.


O Iluminado - 1980


     Uma obra-prima do terror. Essa frase define O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, considerado por muitos o melhor filme do gênero. O clássico estrelado por Jack Nicholson contava a história de uma família que ia para um hotel que ficava isolado durante o inverno, devido ao pai, Jack, ter aceitado um emprego de zelador no local. Logo, algo sobrenatural começa a revelar sua presença, possuindo o protagonista e fazendo com que ele tente matar sua esposa e seu filho. O roteiro possui grandes diferenças em relação ao livro homônimo. Apesar de toda a genialidade do filme, Stephen King sempre afirma odiar a produção e o diretor Kubrick, que, devido a seu perfeccionismo, não o deixou em paz durante um momento da produção. Além disso, o escritor não acha que a obra consegue trazer a essência do livro.


Na Hora da Zona Morta - 1983


     Dirigido pelo grande David Cronenberg, Na Hora da Zona Morta é um dos melhores filmes adaptados da obra de Stephen King, tendo o sucesso possibilitado a produção de uma série de TV baseada na história. O roteiro, vindo do livro The Dead Zone, trata de um professor que passa cinco anos em coma após sofrer um acidente de carro. Quando acorda, ele tem o misterioso poder de ver o futuro e o passado de uma pessoa só tocando em sua mão, o que o leva a ter o dilema sobre interferir ou não na vida dos outros. O filme foi estrelado por Christopher Walken e ainda contava com a presença de Tom Skeritt e Martin Sheen.


Christine - O Carro Assassino - 1983


     Para se ter uma noção do tamanho do sucesso de Stephen King na época, Christine - O Carro Assassino começou a ser produzido enquanto o livro do qual foi adaptado ainda estava sendo escrito. O papel principal chegou a ser oferecido a Kevin Bacon, mas ficou com Keith Gordon. O protagonista é Arnie, um apaixonado por seu carro, chamando-o de Christine. Para fazer uma mudança no veículo, Arnie começa a se isolar cada vez mais de seus amigos, que descobrem que o carro possui um passado sombrio e misterioso.


A Colheita Maldita - 1984

     Mesmo não tendo grande aprovação da crítica, A Colheita Maldita é um sucesso comercial e tem uma das histórias consideradas mais pesadas dentro das obras de Stephen King. Um casal vai para a pequena cidade de Gatlin sem saber que uma maldição jogada no local fez com que as crianças matassem todos os adultos. Ao chegarem, os dois são capturados e logo descobrem que um culto praticado ali utiliza sangue humano para adubar a terra. A produção gerou seis sequências e um remake para a televisão, mas nenhum chegou perto do sucesso do original.


A Hora do Lobisomem - 1985


     Também chamado no Brasil de Bala de Prata, A Hora do Lobisomem é baseado na obra Cycle of the Werewolf e conta a história da pequena cidade de Tarker's Mill. Apesar de calmo, o local passa a sofrer com uma onda de assassinatos. Embora muitos acreditem se tratar de um psicopata, um garoto acha que um lobisomem esta atacando o lugar,



Conta Comigo - 1986


     Conta Comigo, dirigido por Rob Reiner, é baseado no conto O Corpo, presente na coletânea As Quatro Estações. A mudança de título aconteceu em referência a música Stand By Me, de Ben E. King, presente nos créditos da produção. Na história, um escritor recorda sua adolescência, mais exatamente quando se juntou a um grupo de amigos para procurar o corpo de um adolescente desaparecido há dias. A aventura acaba se tornando uma inesperada jornada de auto-descoberta. O emocionante filme foi estrelado por Will Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connell e Kiefer Sutherland.


O Sobrevivente - 1987


     Estrelado por Arnold Schwarzenegger, O Sobrevivente tem como base o romance de Stephen King lançado em 1982 sob pseudônimo de Richard Bachman. Dirigido por Paul Michael Glasier, o longa se passa em 2017, em um futuro onde os EUA seriam um regime totalitário. No meio disso, um ex-soldado se rebela contra o sistema e busca sobreviver fugindo do governo.





O Cemitério Maldito - 1989


     O Cemitério Maldito é uma das adaptaçõs mais fieis a obra original do escritor devido a um simples fato: Stephen King foi roteirista do filme e, inclusive, fez uma pequena participação nele. A história trata das consequências de mortos que estão ressucitando devido ao enterro em um antigo cemitério indígena. A produção ganhou destaque por usar cenas fortes com menores de idade. Ainda teve a sequência O Cemitério Maldito 2, lançada em 1992.



It - Uma Obra-prima do Medo - 1990


     It - Uma Obra-prima do Medo tem como base o livro de mesmo nome e foi produzido diretamente para a TV, possuindo longos 192 minutos de duração. No roteiro, a cidade de Derry, no Maine, era assombrada por uma misteriosa criatura conhecida como A Coisa, que tinha o costume de atacar crianças utilizando a forma de um palhaço. Após 30 anos, esse ser volta a aparecer, levando um grupo de amigos que sobreviveu aos ataques do passado a tentar combater o fantasma. A história teve como inspiração o caso real de John Wayne Gacy. Para quem tem medo de palhaços, o filme, certamente, é impossível de ser visto.


Louca Obsessão - 1990


     Com Louca Obsessão (no original, Misery), Rob Reiner investe novamente em uma adaptação de Stephen King, dessa vez com um suspesnse. O papel principal foi oferecido a Jack Nicholson, mas acabou ficando com James Caan. A história tem como protagonista um famoso escritor que sofre um acidente e acaba sendo salvo por uma enfermeira, que é grande fã de seu trabalho. Logo, ele percebe que a moça tem sérios probleamas psicológicos, com ela passando a torturar o autor para que ele reescreva um livro cujo final não a agradou. A enfermeira foi interpretada por Kathy Bates, vencedora do Oscar e do Globo de Ouro pelo papel. 


Às Vezes Eles Voltam - 1991


     Dirigido por Tom McLoughlin, Às Vezes Eles Voltam foi um filme feito para televisão adaptado do conto homônimo presente na coletânea Sombras da Noite. Um professor é marcado pela sombria lembrança de seu irmão sendo assassinado por uma gangue. Logo após o crime, os membros do grupo também faleceram devido a um acidente. Anos depois, os alunos do protagonista começam a morrer misteriosamente e serem substituídos pelos assassinos de seu irmão. O filme ainda teve duas sequências lançadas diretamente para vídeo.


Um Sonho de Liberdade - 1994


     Um Sonho de Liberdade é, sem dúvidas, um dos filmes mais amados pelo grande público. A produção foi a primeira dirigida por Frank Darabont, que ainda faria outras adaptações de obras de Stephen King. Extremamente inspirador, o roteiro tem como protagonista o jovem banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), acusado de matar sua esposa e mandado para a  prisão de Shawshank, onde precisa aprender a lidar com a nova rotina de sua vida, fazendo amizade com um antigo prisioneiro (Morgan Freeman). Indicada a sete prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme, a obra não obteve sucesso nas bilheterias, sendo um dos grandes fracassos de 1994. Porém, a fama foi surgindo aos poucos, com a produção ficando sempre presente nas listas de melhores filmes de todos os tempos. Confira a crítica.


O Aprendiz - 1998


    Junto com Os Suspeitos, de 1995, O Aprendiz foi responsável por trazer reconhecimento ao diretor Bryan Singer, muito conhecido atualmente pela franquia X-Men. O protagonista Todd (Brad Renfro) descobre que um vizinho idoso (Ian McKellen) é um ex-criminoso nazista, foragido desde o fim da 2° Guerra Mundial. Obcecado pelo período, ele ameça entregar o fugitivo a polícia se ele não contar tudo o que lembra sobre a época, o que leva a um grande jogo psicológico entre os dois.


À Espera de um Milagre - 1999


     Frank Darabont faz uma segunda visita ao universo de Stephen King, trazendo mais uma de suas obras aos cinemas com o emocionante À Espera de um Milagre. Estrelado por Tom Hanks, o filme se passa em 1935 no corredor da morte de uma prisão. Um guarda penitenciário começa a se envolver com um condenado após descobrir que este possui um dom mágico e milagroso. O preso é interpretado pelo já falecido Michael Clarke Duncan, sendo a atuação mais famosa de sua carreira. Adaptado do romance The Green Mile, o filme recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.


O Apanhador de Sonhos - 2003


     O Apanhador de Sonhos foi o terceiro filme de Lawrence Kasdan a adaptar obras de Stephen King. Na história, um grupo de quatro garotos salva um portador de síndrome de down, o que faz com que acabem ganhando uma misteriosa ligação telepática. Muitos anos depois, eles acabam presos durante uma nevasca, quando descobrem que uma força alienígena esta prestes a atacar o planeta e eles podem ser a salvação. A produção teve a presença de Morgan Freeman e Thomas Jane, mas acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria, arrecadando menos da metade de seu custo de produção.


Janela Secreta - 2004


     Um dos primeiros longas dirigidos por David Koepp, famoso roteirista de filmes como Homem-Aranha e Jurassic Park, Janela Secreta é baseado no texto Secret Window, Secret Garden e conta a história de um escritor em crise, interpretado por Johnny Depp, que passa a ser perseguido e atormentado por um misterioso homem, vivido por John Turturro, que o acusa de ter plagiado uma de suas histórias. Apesar de não apresentar nada novo para o gênero, o filme ganhou elogios por sua história misteriosa e interessante.


1408 - 2007


     Estrelado por John Cusack e com participação importante de Samuel L. Jackson, 1408 surpreendeu a crítica em 2007, sendo considerado um dos melhores suspenses do ano. A história, adaptada do conto homônimo, trata de um escritor que investiga lugares supostamente assombrados. Durante uma de suas viagens, ele encontra o quarto 1408 do Hotel Dolphin, que revela possuir algo mais real do que esperado. Uma das grandes curiosidades da produção são suas diversas referências ao número 13, como no próprio título, cujos número somados tem esse resultado. Confira a crítica do filme.




O Nevoeiro - 2007


     Pela terceira vez, Frank Darabont volta a explorar uma obra de Stephen King, mas agora apostando no gênero consagrado do escritor: o suspense. O Nevoeiro é baseado no conto homônimo presente na coletânea Tripulação de Esqueletos. Na história, uma pequena cidade do Maine é cercada por um misterioso nevoeiro, que parece possuir certas criaturas escondidas nele. O longa foi protagonizado por Thomas Jane, tendo presença da vencedora do Oscar Marcia Gay Harden. Confira a crítica do filme.


Carrie, A Estranha - 2013


     O anúncio de uma nova versão para os cinemas de Carrie, A Estranha não agradou muito aos fãs, afinal, por que fazer algo diferente quando o original é tão bom? Porém, de acordo com os produtores, o filme seria, na verdade, uma nova adaptação feita de forma mais fiel ao livro, não um remake como todos imaginavam. Chloe Grace Moretz foi escolhida para viver a protagonista, enquanto Julianne Moore seria a mãe Margaret White. Apesar das expectativas, o longa não teve uma boa recepção da crítica, tendo sido considerado uma versão infantilizada do original, além de ressaltar a falta de necessidade do remake. Confira a crítica do filme.

Por: Vitor Pontes

Um comentário:

  1. Excelente lista de filmes! Adoro os filmes de Stephen King. Atualmente o meu preferido é A Torre Negra. Uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes. O elenco foi muito bom! Acho que Matthew McConaughey e Idris Elba foram uma parte importante do excelente sucesso comercial de Dark Tower filme. Não tem dúvida de que Idris Elba foi perfeito para o papel principal. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo.

    ResponderExcluir