Nota: 10
Ano de produção: 2007
Estreia no Brasil: 5 de dezembro de 2007
Duração: 96 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Diablo Cody
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, J. K. Simmons, Olivia Thirlby, Allisson Janey
A gravidez na adolescência é uma situação que, infelizmente, chega a parecer cada vez mais natural. Quase todos conhecem alguém que já passou ou passa por essa situação, que pode acarretar em diversos problemas como o abandono dos estudos, dificuldades financeiras e saúde debilitada, fora os julgamentos sofridos por grande parte da sociedade. Esse é um tema que normalmente seria usado para uma história triste e de superação, porém Juno faz o oposto, tratando a situação de forma sarcástica e cômica, trazendo uma das história mais originais e bem feitas dos últimos anos.
A trama se passa em torno da personagem que é título do filme, Juno (Ellen Page), uma jovem de 16 anos que acaba por engravidar de seu melhor amigo Bleeker (Michael Cera), com o qual teve apenas uma relação sexual. Juno não quer fazer um aborto e a solução encontrada por ela é buscar um "casal perfeito" que deseje adotar seu filho antes mesmo do nascimento. Para isso, ela conta com o apoio do pai (J.K. Simmons) e a madrasta (Allison Janey), além da melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby). Na busca, ela encontra Mark (Jason Bateman) e Vanessa (Jennifer Garner), o possível casal que adotará a criança.
Diablo Cody, roteirista do filme, surpreendeu a todos com uma história tão bem feita, tanto que a produção ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. É tudo muito cativante. O desenvolvimento dos personagens é feito de forma convincente e marcante, mostrando bem seus sentimentos e relacionamentos. Os diálogos são o ponto alto do filme, com destaque para a personagem principal, que consegue fazer rir várias vezes e emocionar quando necessário.
A produção tem uma trilha sonora íncrivel e toda a ambientação é clara e simples, já que o filme investe mesmo na história, Aliás, essa só dá certo graças ao incrível elenco da produção. Ellen Page carrega o filme de forma inquestionável e faz uma personagem muito carismática, apesar de seu jeito desleixado. Michael Cera faz o tipo de papel em que é o melhor: o adolescente tímido e franzino. O resto do elenco também é excelente, com destaque para Olivia Thirlby, cuja personagem é responsável alguns dos momentos mais engraçados do filme.

Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário