Nota: 8
Ano de produção: 2010
Estreia no Brasil: 11 de fevereiro de 2011
Duração: 118 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Tom Hooper
Roteiro: David Seidler
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Boham Carter, Derek Jacobi, Guy Pearce, Michael Gambon, Timothy Spall, Jennifer Ehle

A história, baseada em fatos, trata da vida do rei inglês George VI, que teve que assumir o trono devido ao falecimento de seu pai, o rei George V, e a abdicação ao cargo de seu irmão mais velho, rei Eduardo VIII. Com a Inglaterra passando por um momento tão conturbado diante da iminente guerra contra a Alemanha nazista, George VI necessita mostrar confiança e personalidade em sua posição, o que é impossível para ele devido a insegurança causada pelo problema de gagueira que possui, tendo esse raízes psicológicas e sociais explicadas no filme. Então, com isto, aparece Lionel, interpretado por Geoffrey Rush, um terapeuta que irá buscar ajudar o rei através de exercícios vocais, chegando a ser um psicólogo para ele.
O grande destaque do filme é, sem dúvidas, o elenco. Colin Firth mostra que mereceu seu Oscar pelo filme, construíndo um ótimo rei George ao mostrar de forma impressionante as situações de desespero do personagem e fazendo um ótimo trabalho vocal, transmitindo convincentemente sua gagueira. Geoffrey Rush faz um ótimo trabalho como Lionel, sempre mantendo o personagem interessante. Helena Boham Carter vai muito bem, mas não tem tanto tempo em tela.
Em questões de ambientação, o filme consegue convencer muito bem em relação ao período em que sua história ocorre, ainda mais se considerado o baixo orçamento da produção e o alto custo necessário para um filme de época. O uso da câmera perto do protagonista auxiliou ao tornar os cenários melhores, além de ser perfeito para retratar visualmente a insegurança de George.

Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário