Nota: 10
Ano de produção: 2014
Estreia no Brasil: 2 de outubro de 2014
Duração: 149 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: David Fincher
Roteiro: Giliian Flynn (Também autora da obra original)
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, Missy Pyle
David Fincher é um dos mestres do cinema atualmente e mostra mais uma vez toda a sua qualidade ao adaptar Garota Exemplar, livro de Gillian Flynn, que também foi roteirista do filme. Cercado de expectativas, o diretor traz uma obra incrível, que pode deixar quem assiste na ponta da cadeira nos seus melhores momentos.

A história fala sobre Nick (Ben Affleck) e Amy Dunne (Rosamund Pike), um casal cujo relacionamento se inicia como se fosse um sonho e vai ficando amargo, com o marido se tornando cada vez mais frio e a mulher sendo muito controladora. No começo, os dois viviam em Nova York, porém tiveram que se mudar para o Missouri após a mãe de Nick descobrir que tinha câncer. No dia do aniversário de cinco anos de casamento, ele sai e, ao voltar para casa, descobre que Amy desapareceu e o lugar esta completamente bagunçado. A polícia começa a investigar o caso e a imprensa passa a destacar muito o acontecimento. Porém, com o tempo, a falta de provas e as atitudes de Nick começam a indicar que ele é o possível responsável pelo crime, se tornando o maior suspeito.
Basicamente, o enredo seria esse, mas há uma quantidade imensa de reviravoltas na trama, o que é melhor não destacar para não estragar o que há de melhor no filme. A história é contada através do ponto de vista dos dois personagens principais: Nick, retratando o presente e a busca pela esposa, e Amy, cujos trechos são mostrados em flashbacks através de seu diário, que conta o relacionamento inteiro do casal. Além disso, há também partes vistas pelo lado da imprensa, que influencia muito nas investigações do caso, servindo como uma crítica do filme a quando isso acontece em crimes na vida real (e acontece muito!).
Fincher oferece um show na parte visual do filme. Os trechos que se passam na atualidade tem tons frios, escuros e ambiente silencioso, passando bem o clima de comoção da cidade em que tudo ocorreu e deixando ainda mais claro a frieza de Nick. Os flashbacks de Amy são coloridos e parecem até obra da imaginação, o que reafirma a felicidade do casal no início do relacionamento.
O elenco é outro ponto forte da obra. Ben Affleck esta claramente em uma fase nova da carreira e interpreta com maestria o frio Nick, demonstrando poucas emoções e se movimentando pouco. Rosamund Pike também tem atuação espetacular como Amy, sabendo ser uma mulher bela, amorosa, mas ao mesmo tempo independente. Todos os outros atores vai muito bem, com destaque para Neil Patrick Harris, que depois de anos de How I Met Your Mother, investe em um personagem completamente diferente, que é misterioso e essencial para a trama.
Visualmente fantástico e com um enredo que não deixa de prender a atenção em nenhum momento do filme, o que também impressiona pela longa duração deste, Garota Exemplar é mais uma obra prima de David Fincher, um dos melhores filmes do ano, e não surpreenderá se for indicado para várias premiações.
Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário