Nota: 9
Ano de produção: 2007
Estreia no Brasil: 28 de agosto de 2008
Duração: 123 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Frank Darabont
Roteiro: Frank Darabont (Obra original de Stephen King)
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Andre Braugher, Toby Jones, Willian Sadler, Nathan Gamble, Alexa Davalos
Mais uma das muitas adaptações de obras de Stephen King chegou às telas. Já surgiram obras-primas baseadas em livros do escritor, mas também muitas produções ruins. Felizmente, O Nevoeiro é um ótimo filme, apesar de não chegar ao nível de ser considerado um clássico, e muito disso se deve ao seu diretor e roteirista Frank Darabont, que já havia adaptado de forma excelente Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre, também obras originais de King.
Como se não bastasse toda a tensão durante o longa, o filme ainda oferece um final chocante, totalmente inesperado e diferente do conto original. É o tipo de coisa que não se imagina ver em uma obra assim, fazendo valer ainda mais assitir O Nevoeiro, perfeito para qualquer fã de um bom suspense.

A história se passa em uma pequena cidade no estado do Maine que foi atingida por uma violenta tempestade. Para manter suprimentos e consertar estragos, David Drayton (Thomas Jane) decide ir fazer compras com seu filho de 8 anos, Billy (Nathan Gamble). Porém, enquanto estão no mercado, a cidade começa a ser dominada por um estranho nevoeiro, que deixa eles presos dentro do local. Logo, é possível perceber que existe algo de sobrenatural no fato. Pode ser mortal sair no nevoeiro, mas com o tempo, as pessoas dentro do mercado começam a parecer cada vez mais perigosas.
Apesar da ameça do nevoeiro e das "coisas" que estão nele, o roteiro é, na verdade, uma análise incrível do conceito de sociedade. Como as pessoas passam a agir em uma situação de desespero onde o que vale é apenas a busca pela sobrevivência? Nesses casos, o que pode se definir como o bem ou o mal? O certo ou errado? Os mais antigos filósofos teorizavam sobre isso. Aqui, esses pensamentos são analisados de forma extrema e impressionante.
A ambientação é ótima e a forma de filmagem ajuda a causar uma sensação claustrofóbica dentro do mercado. O filme não abusa de efeitos especiais, apostando no terror psicológico e na tensão duradoura, sempre mantendo o espectador ansioso.
Se o mercado é a representação do conceito de sociedade, os personagens são os diversos pontos de vista dentro dela. O grande destaque é, sem dúvidas, a Sra. Carmody (Marcia Gay Harden, em atuação brilhante), uma fanática religiosa que busca convencer a todos que o nevoeiro é um castigo de Deus para punir os homens por seus pecados. Cada vez mais pessoas passam a acreditar em seu pensamento, fazendo com que ela vire uma "antagonista". Ou será que não? Depende do ponto de vista, e isso que torna o papel incrível.

Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário