Hoje é dia de Oscar! A premiação mais famosa do cinema terá início às 21h30 e acaba por volta das 02h00, tendo apresentação do ator, comediante e mágico Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother. Já escolheu seus filmes preferidos? Veja quem são os favoritos e as possíveis surpresas de cada categoria. Clique no nome dos filmes para conferir a crítica de cada um:
Melhor Filme
Melhor Filme
Selma
Favoritos: Birdman ou (A Inesperada Virturde da Ignorância) e Boyhood - Da Infância à Juventude


Podem surpreender: O Grande Hotel Budapeste e O Jogo da Imitação


Melhor Diretor
Wes Anderson - O Grande Hotel BudapesteAlejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Richard Linklater - Boyhood - Da Infância a Juventude
Morten Tyldum - O Jogo da Imitação
Bennett Miller - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Favoritos: Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude


Pode surpreender: Wes Anderson - O Grande Hotel Budapeste

Steve Carell - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação
Michael Keaton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Bradley Cooper - Sniper Americano
Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo
Favoritos: Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo e Michael Keaton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Até agora, Eddie Redmayne ganhou todas as principais premiações de Melhor Ator graças ao papel do gênio Stephen Hawking no romance A Teoria de Tudo. O jovem inglês teve que emagrecer e treinar muito sua postura para representar de forma realista o progresso da doença degenerativa ELA, que começou a se desenvolver no cientista quando esse tinha apenas 21 anos de idade. Extremamente detalhista, a atuação de Redmayne é merecedora de todos os elogios que recebe.

Podem surpreender: Steve Carell - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação, Bradley Cooper - Sniper Americano
A categoria de Melhor Ator é, provavelmente, a mais disputada desse ano. Prova disso é a possibilidade de todos os indicados ganharem. Steve Carell foi um dos atores mais elogiados do último ano graças a Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo. Acostumado a comédias, ele investe em um drama sombrio baseado em fatos, tendo passado por uma grande transformação física para o papel de John du Pont, treinador de luta greco-romana americano.
O popular Benedict Cumberbatch foi considerado favorito durante muito tempo graças a sua incrível atuação como o matemático Alan Turing em O Jogo da Imitação. O papel, inicialmente, parece muito com o Sherlock que o ator faz na televisão, mas logo passa a mostrar um desenvolvimento sentimental maior, com Cumberbatch controlando a "presença" que possui e apresentando uma interpretação sensível e emocionante.
Por último, Bradley Cooper, que logo conseguiu irritar muitos por ter "roubado" a vaga de Jake Gyllenhaal, considerado nome certo para o Oscar. O ator ganhou peso e músculos para interpretar Chris Kyle, conhecido por ser o melhor atirador de elite da história dos EUA. Para muitos, é o melhor papel de sua carreira até agora.
Julianne Moore - Para Sempre Alice
Rosamund Pike - Garota Exemplar
Reese Whiterspoon - Livre
Felicity Jones - A Teoria de Tudo
Marion Cotillard - Dois Dias, Uma Noite
Favorita: Julianne Moore - Para Sempre Alice

Pode surpreender: Reese Whiterspoon - Livre

Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons - Whiplash - Em Busca da Perfeição
Ethan Hawke - Boyhood - Da Infância a Juventude
Mark Ruffalo - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Robert Duvall - O Juiz
Edward Norton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Favorito: J.K. Simmons - Whiplash - Em Busca da Perfeição
Considerado o provável vencedor desde o lançamento de Whiplash - Em Busca da Perfeição, o experiente J.K. Simmons esta completamente insano no papel de um exigente professor de jazz com métodos nada convencionais. O ator é uma das grandes forças do filme, sendo essencial para seu funcionamento. Já foi premiado pela obra no Globo de Ouro e no SAG Awards.
Podem surpreender: Edward Norton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e Ethan Hawke - Boyhood - Da Infância à Juventude
Embora Mark Ruffalo e Robert Duvall apresentem a qualidade de sempre, dois nomes parecem ter mais força para se tornarem uma grande surpresa do Oscar. Edward Norton esta surtado em Birdman, fazendo o tipo de personagem sarcástico e exagerado que as premiações amam. Além disso, o favoritismo do filme para a principal categoria da noite pode ajudar o ator.
Correndo por fora, também esta Ethan Hawke com Boyhood - Da Infância à Juventude. Acostumado a trabalhar com o diretor Richard Linklater, ele foi um dos que aceitou se dedicar ao grandioso projeto filmado durante 12 anos e acaba sendo, junto com Patricia Arquette, uma das principais qualidades da produção. O papel do pai do protagonista é, provavelmente, o mais complexo de toda a trama.
Melhor Atriz Coadjuvante
Meryl Streep - Caminhos da Floresta
Emma Stone - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Laura Dern - Livre
Patricia Arquette - Boyhood - Da Infância à Juventude
Keira Knightley - O Jogo da Imitação
Favorita: Patricia Arquette - Boyhood - Da Infância à Juventude

Pode surpreender: Meryl Streep - Caminhos da Floresta

Melhor Roteiro Original
Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude
Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
E. Max Frye e Dan Futterman - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Dan Gilroy - O Abutre
Wes Anderson e Hugo Guinness - O Grande Hotel Budapeste
Favoritos: Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude e Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Com os dois principais candidatos a melhor filme possuindo roteiros originais, a disputa entre eles é esperada. No Globo de Ouro, Birdman ganhou, mas a dificuldade na elaboração de um roteiro de 12 anos pode beneficiar Boyhood - Da Infância à Juventude, que ainda tem vantagem por ter sido escrito apenas por Richard Linklater, enquanto Iñárritu contou com a ajuda de Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo. É uma das categorias mais disputadas dessa edição.
Pode surpreender: Wes Anderson e Hugo Guinness - O Grande Hotel Budapeste

Melhor Roteiro Adaptado
Graham Moore - O Jogo da Imitação
Jason Hall - Sniper Americano
Damien Chazelle - Whiplash - Em Busca da Perfeição
Anthony McCarten - A Teoria de Tudo
Paul Thomas Anderson - Vício Inerente
Favorito: Graham Moore - O Jogo da Imitação

Pode surpreender: Damien Chazelle - Whiplash - Em Busca da Perfeição

Damien Chazelle é uma das grandes revelações da temporada por dirigir e roteirizar o independente Whiplash - Em Busca da Perfeição, adaptação de um curta-metragem. A história do garoto que sonha em ser um baterista de sucesso e tem que lidar com seu professor exigente é tensa e prende a atenção do início ao fim. O prêmio seria uma recompensa para o cineasta de apenas 30 anos que mostra ter muito a oferecer.
Melhor Animação
Operação Big Hero
Como Treinar o Seu Dragão 2
Song of The Sea
Os Boxtrolls
O Conto da Princesa Kaguya
Favorito: Como Treinar o Seu Dragão 2

Pode surpreender: Operação Big Hero

Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polônia)
Leviatã (Rússia)
Relatos Selvagens (Argentina)
Tangerines (Estônia)
Timbuktu (Mauritânia)
Favorito: Leviatã

Pode surpreender: Ida
Nomeado a Melhor Direção de Fotografia, Ida é um drama polonês que envolve uma jornada de autoconhecimento e histórias da Segunda Guerra Mundial. O filme estreou em dezembro do ano passado no Brasil e foi sucesso de crítica.
Confira a crítica de alguns dos outros indicados:
Guardiões da Galáxia - Melhor Maquiagem e Penteados, Melhores Efeitos Visuais
Interestelar - Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais, Hans Zimmer - Melhor Trilha Sonora
Invencível - Melhor Direção de Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos - Melhor Edição de Som
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - Melhores Efeitos Visuais
Uma Aventura Lego - Everything Is Awesome - Melhor Canção Original
Por: Vitor Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário