Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Apostas para o Oscar 2015

     Hoje é dia de Oscar! A premiação mais famosa do cinema terá início às 21h30 e acaba por volta das 02h00, tendo apresentação do ator, comediante e mágico Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother. Já escolheu seus filmes preferidos? Veja quem são os favoritos e as possíveis surpresas de cada categoria. Clique no nome dos filmes para conferir a crítica de cada um:

Melhor Filme
Selma


Favoritos: Birdman ou (A Inesperada Virturde da Ignorância) e Boyhood - Da Infância à Juventude

   Vencedor de quase todos os prêmios da temporada e indicado a nove categorias do Oscar, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) tem sido apontado por quase toda a imprensa como o favorito. A cómedia de humor negro dirigida e roteirizada por Alejandro González Iñárritu apresenta uma crítica as mídias de entretenimento com a história do ator Riggan Thomson (Michael Keaton), que era famoso pelo papel do super-herói Birdman, mas cuja carreira afundou após recusar fazer um quarto filme do personagem. Para tentar se recuperar, ele decide adaptar um premiado texto para a Broadway. Quase toda filmada como se fosse um plano sequência, a produção ainda tem Edward Norton, Naomi Watts, Emma Stone e Zach Galifianakis no elenco.


     Grande campeã do Globo de Ouro, a obra-prima Boyhood - Da Infância à Juventude também é considerada forte candidata ao grande prêmio da noite. Realizado em segredo durante 12 anos, o filme, como o título deixa óbvio, conta a história de um garoto desde criança até o início da fase adulta. O ousado e inovador longa foi dirigido por Richard Linklater e tem como protagonista a revelação Ellar Coltrane, além dos coadjuvantes Ethan Hawke e Patricia Arquette.


Podem surpreender: O Grande Hotel Budapeste e O Jogo da Imitação

     Após "roubar" o prêmio de Melhor Filme - Comédia ou Musical de Birdman no Globo de Ouro, O Grande Hotel Budapeste impressionou todos novamente ao ter o maior número de indicações ao Oscar. A divertida comédia é favorita a diversas categorias técnicas, mas pode continuar surpreendendo a todos e vencer a principal. A obra dirigida por Wes Anderson se destaca pelo seu visual e elenco estrelado, formado por nomes como Ralph Fiennes, Edward Norton, Owen Wilson, Bill Murray, Jude Law, Adrien Brody, Tilda Swinton, Willem Dafoe, Harvey Keitel, entre outros.


     O Jogo da Imitação possui menos chances devido a sua montagem simples, mas o fato de ser a biografia de uma figura importante, Alan Turing (Benedict Cumberbatch), e contar com ótimas atuações ajuda muito. Além disso, a produção esta indicada a oito categorias do prêmio, devendo muito a ótima recriação da época da história feita pela parte técnica.



Melhor Diretor
Wes Anderson - O Grande Hotel Budapeste
Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Richard Linklater - Boyhood - Da Infância a Juventude
Morten Tyldum - O Jogo da Imitação
Bennett Miller - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo


Favoritos: Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude

    Os favoritos para Melhor Filme marcam presença tendo os principais diretores do ano. O mexicano Alejandro González Iñárritu ganha sua segunda indicação ao prêmio após ser nomeado por Babel, em 2007. Com Birdman, ele decidiu investir na difícil missão de fazer uma obra inteira filmada de forma a parecer como um plano sequência, exceto no início e no fim da produção. A edição brilhante resultou em uma parte técnica espetacular e com grandes chances de ser premiada.




    Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Diretor, Richard Linklater mostrou ser um dos cineastas mais persistentes e corajosos de Hollywood. Conhecido pela trilogia iniciada por Antes do Amanhecer, ele se arriscou muito ao investir em uma produção que duraria 12 anos. Atores poderiam desistir, o roteiro tinha chances de não encaixar direito os acontecimentos, além da impossibilidade de filmar novamente cenas que não ficaram satisfatórias. Mesmo assim, Linklater conseguiu fazer uma obra quase impecável.



Pode surpreender: Wes Anderson - O Grande Hotel Budapeste

     Wes Anderson mostrou mais uma vez seu estilo excêntrico em O Grande Hotel Budapeste. Por mais confuso que seja, a obra apresenta uma história, dentro de uma história, dentro de outra historia, dentro de mais uma história, o que acabou rendendo o melhor filme da carreira do cineasta. Além de precisar coordenar um elenco cheio de astros, Anderson conseguiu montar toda a parte técnica de forma que tudo se adaptasse ao tom fantástico do roteiro. Grandes possibilidades de ser a maior surpresa do Oscar.



Melhor Ator
Steve Carell - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação
Michael Keaton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Bradley Cooper - Sniper Americano
Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo


Favoritos: Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo e Michael Keaton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

     Até agora, Eddie Redmayne ganhou todas as principais premiações de Melhor Ator graças ao papel do gênio Stephen Hawking no romance A Teoria de Tudo. O jovem inglês teve que emagrecer e treinar muito sua postura para representar de forma realista o progresso da doença degenerativa ELA, que começou a se desenvolver no cientista quando esse tinha apenas 21 anos de idade. Extremamente detalhista, a atuação de Redmayne é merecedora de todos os elogios que recebe.


    Em Birdman, Michael Keaton, praticamente, interpreta uma versão fictícia dele mesmo. Há muito tempo longe dos holofotes de Hollywood, o ator eternizado pelos primeiros filmes do Batman tem sua carreira aproveitada pelo longa para oferecer uma crítica a mídia cinematográfica. Com o jeito louco de sempre, Keaton tem uma atuação sincera e dedicada, que possivelmente irá trazer mais destaque para o americano.



Podem surpreender: Steve Carell - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo, Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação, Bradley Cooper - Sniper Americano

   A categoria de Melhor Ator é, provavelmente, a mais disputada desse ano. Prova disso é a possibilidade de todos os indicados ganharem. Steve Carell foi um dos atores mais elogiados do último ano graças a Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo. Acostumado a comédias, ele investe em um drama sombrio baseado em fatos, tendo passado por uma grande transformação física para o papel de John du Pont, treinador de luta greco-romana americano.




  O popular Benedict Cumberbatch foi considerado favorito durante muito tempo graças a sua incrível atuação como o matemático Alan Turing em O Jogo da Imitação. O papel, inicialmente, parece muito com o Sherlock que o ator faz na televisão, mas logo passa a mostrar um desenvolvimento sentimental maior, com Cumberbatch controlando a "presença" que possui e apresentando uma interpretação sensível e emocionante.




  Por último, Bradley Cooper, que logo conseguiu irritar muitos por ter "roubado" a vaga de Jake Gyllenhaal, considerado nome certo para o Oscar. O ator ganhou peso e músculos para interpretar Chris Kyle, conhecido por ser o melhor atirador de elite da história dos EUA. Para muitos, é o melhor papel de sua carreira até agora.


Melhor Atiz
Julianne Moore - Para Sempre Alice
Rosamund Pike - Garota Exemplar
Reese Whiterspoon - Livre
Felicity Jones - A Teoria de Tudo
Marion Cotillard - Dois Dias, Uma Noite


Favorita: Julianne Moore - Para Sempre Alice

    Disparadamente, a principal candidata de 2015. Apesar das várias indicações, a sempre ótima Julianne Moore nunca conseguiu a estatueta do Oscar, o que esta prestes a mudar graças a Para Sempre Alice. Na história, ela interpreta uma doutora em linguística que começa a desenvolver Mal de Alzheimer de Início Precoce. Um papel sensível e dramático que já foi recompensado no Globo de Ouro e no SAG Awards.



Pode surpreender: Reese Whiterspoon - Livre

     Reese Whiterspoon quer muito ganhar outro Oscar. Após tentar investir no suspense Garota Exemplar, em papel que foi convencida a desistir por David Fincher, a vencedora do prêmio por Johnny e June partiu para a representação de uma jornada pessoal em Livre, baseado em uma história real. Chegando a fazer cenas de sexo, a atriz estrela um dos melhores filmes de sua carreira.


Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons - Whiplash - Em Busca da Perfeição
Ethan Hawke - Boyhood - Da Infância a Juventude
Mark Ruffalo - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Robert Duvall - O Juiz
Edward Norton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)


Favorito: J.K. Simmons - Whiplash - Em Busca da Perfeição

     Considerado o provável vencedor desde o lançamento de Whiplash - Em Busca da Perfeição, o experiente J.K. Simmons esta completamente insano no papel de um exigente professor de jazz com métodos nada convencionais. O ator é uma das grandes forças do filme, sendo essencial para seu funcionamento. Já foi premiado pela obra no Globo de Ouro e no SAG Awards.



Podem surpreender: Edward Norton - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e Ethan Hawke - Boyhood - Da Infância à Juventude

   Embora Mark Ruffalo e Robert Duvall apresentem a qualidade de sempre, dois nomes parecem ter mais força para se tornarem uma grande surpresa do Oscar. Edward Norton esta surtado em Birdman, fazendo o tipo de personagem sarcástico e exagerado que as premiações amam. Além disso, o favoritismo do filme para a principal categoria da noite pode ajudar o ator.




     Correndo por fora, também esta Ethan Hawke com Boyhood - Da Infância à Juventude. Acostumado a trabalhar com o diretor Richard Linklater, ele foi um dos que aceitou se dedicar ao grandioso projeto filmado durante 12 anos e acaba sendo, junto com Patricia Arquette, uma das principais qualidades da produção. O papel do pai do protagonista é, provavelmente, o mais complexo de toda a trama.



Melhor Atriz Coadjuvante
Meryl Streep - Caminhos da Floresta
Emma Stone - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Laura Dern - Livre
Patricia Arquette - Boyhood - Da Infância à Juventude
Keira Knightley - O Jogo da Imitação


Favorita: Patricia Arquette - Boyhood - Da Infância à Juventude

     Extremamente favorita, Patricia Arquette ganhou todos os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante até agora. Uma das grandes forças de Boyhood - Da Infância à Juventude, sua personagem, mãe do protagonista, tem momentos de tristeza, raiva, arrependimento... O papel precisava de uma interpretação completa, entregue com muitos méritos por Arquette. Quase impossível não ganhar o Oscar.


Pode surpreender: Meryl Streep - Caminhos da Floresta

     Alguém surpreender na categoria será muito difícil, mas se existem mínimas chances, elas estão com Meryl Streep. A atriz superou seu próprio recorde novamente, passando a acumular 19 indicações ao Oscar, marca que dificilmente será superada. Apesar de Caminhos da Floresta não ser um filme muito bom, ela consegue se destacar fazendo o papel da bruxa má, principal antagonista da história.



Melhor Roteiro Original
Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude
Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
E. Max Frye e Dan Futterman - Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Dan Gilroy - O Abutre
Wes Anderson e Hugo Guinness - O Grande Hotel Budapeste


Favoritos: Richard Linklater - Boyhood - Da Infância à Juventude e Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

     Com os dois principais candidatos a melhor filme possuindo roteiros originais, a disputa entre eles é esperada. No Globo de Ouro, Birdman ganhou, mas a dificuldade na elaboração de um roteiro de 12 anos pode beneficiar Boyhood - Da Infância à Juventude, que ainda tem vantagem por ter sido escrito apenas por Richard Linklater, enquanto Iñárritu contou com a ajuda de Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo. É uma das categorias mais disputadas dessa edição.




Pode surpreender: Wes Anderson e Hugo Guinness - O Grande Hotel Budapeste

     Para "variar", O Grande Hotel Budapeste continua sendo sempre a possível surpresa das categorias. O roteiro do diretor Wes Anderson em parceria com Hugo Guinness fala de diversos temas importantes, principalmente guerra, mas com um estilo mais cômico e interessante. Os cenários e aparências de personagens totalmente originais adicionam um força maior a produção.




Melhor Roteiro Adaptado
Graham Moore - O Jogo da Imitação
Jason Hall - Sniper Americano
Damien Chazelle - Whiplash - Em Busca da Perfeição
Anthony McCarten - A Teoria de Tudo
Paul Thomas Anderson - Vício Inerente


Favorito: Graham Moore - O Jogo da Imitação

     Após a Academia cometer grave injustiça ao deixar o roteiro de Garota Exemplar fora dos indicados, sendo que antes era considerado o provável vencedor, o favoritismo passou para O Jogo da Imitação, escrito por Graham Moore. Embora possua todos os clichês dos filmes de biografia, a história consegue apresentar bem a figura de Alan Turing e emocionar em alguns momentos.


Pode surpreender: Damien Chazelle - Whiplash - Em Busca da Perfeição


  Damien Chazelle é uma das grandes revelações da temporada por dirigir e roteirizar o independente Whiplash - Em Busca da Perfeição, adaptação de um curta-metragem. A história do garoto que sonha em ser um baterista de sucesso e tem que lidar com seu professor exigente é tensa e prende a atenção do início ao fim. O prêmio seria uma recompensa para o cineasta de apenas 30 anos que mostra ter muito a oferecer.


Melhor Animação
Operação Big Hero
Como Treinar o Seu Dragão 2
Song of The Sea
Os Boxtrolls
O Conto da Princesa Kaguya


Favorito: Como Treinar o Seu Dragão 2

     A continuação das histórias de Soluço e seu dragão Banguela conquistou público e crítica novamente, resultando no anúncio de mais uma produção para a série. Com a ausência de filmes da Pixar esse ano, Como Treinar o Seu Dragão 2 se torna o principal concorrente ao Oscar de Melhor Animação graças a sua história divertida e parte técnica excelente.


Pode surpreender: Operação Big Hero

     Com a surpreendente ausência do popular Uma Aventura Lego, o único com força para tirar a estatueta do favorito é Operação Big Hero, primeiro desenho da Disney em parceria com a Marvel. O grupo de heróis liderado pelo garoto Hiro e o robô Baymax foi um sucesso e, provavelmente, ganhará uma sequência.





Melhor Filme Estrangeiro
Ida (Polônia)
Leviatã (Rússia)
Relatos Selvagens (Argentina)
Tangerines (Estônia)
Timbuktu (Mauritânia)


Favorito: Leviatã

     Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, o drama político Leviatã não parou de receber elogios desde seu lançamento. O longa criou polêmica na Rússia devido as críticas ao governo, inclusive ao atual presidente do país, Vladimir Putin. Cheio de simbolismos interessantes, é a produção favorita da categoria.


Pode surpreender: Ida

     Nomeado a Melhor Direção de Fotografia, Ida é um drama polonês que envolve uma jornada de autoconhecimento e histórias da Segunda Guerra Mundial. O filme estreou em dezembro do ano passado no Brasil e foi sucesso de crítica.




Confira a crítica de alguns dos outros indicados:
Guardiões da Galáxia - Melhor Maquiagem e Penteados, Melhores Efeitos Visuais
Interestelar - Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais, Hans Zimmer - Melhor Trilha Sonora
Invencível - Melhor Direção de Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos - Melhor Edição de Som
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - Melhores Efeitos Visuais
Uma Aventura Lego - Everything Is Awesome - Melhor Canção Original

Por: Vitor Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário